Dicas para ajudar você a encontrar um trabalho significativo e seu propósito Ikigai – Sua razão de ser

12 mar
2021

Uma das coisas que mais atormentam as mentes dos jovens é a escolha de qual faculdade fazer. Mas posso dizer que isso também é um dos problemas das pessoas que já trabalham, pois algumas pesquisas dizem que cerca de 80% das pessoas empregadas não estão satisfeitas com seu trabalho. Vamos nos concentrar em como encontrar um trabalho significativo, ou usando a palavra japonesa Ikigai, como encontrar o que te faz acordar todas as manhãs, a sua paixão, o que dá sentido à sua existência.

E a primeira condição para qualquer trabalho é que ele seja remunerado. Esse é o princípio básico para todos. Sem ele, não conseguimos satisfazer nossas necessidades. Tanto as básicas, como a alimentação, quanto as mais luxuosas, como comprar um carro ou comprar aquele lindo tênis que faz tempo que você deseja.

Mas quero que você use um pouco de esforço mental, para conseguir perceber que quase tão importante quanto isso, porém um pouco menos reconhecido pela nossa sociedade, é que o trabalho deveria ter um maior significado. Mas como um trabalho pode trazer a sensação de ser significativo? O que significa dizer que um trabalho é significativo? Além da importância do dinheiro. Existem também outras três coisas que definem o trabalho dos sonhos.

Primeiramente, um trabalho significativo deve tocar a mais profunda, mais sincera e talentosa parte de nós. E por incrível que possa parecer, isso tem pouco a ver com ter reconhecimento dos outros. Na verdade, está totalmente direcionado com o sentido de propósito, a sua missão aqui na Terra, um fator denominado GRANDEZA. Por isso, cada pessoa encontrará o trabalho que seja mais significativo para ela mesma, que estará de acordo com seu eu interior. Para alguns, significado pode surgir de fazer casas… outros vão sentir uma satisfação enorme cuidando das pessoas. Outros ainda vão se sentir mais vivos quando estiverem dançando, ou ensinando crianças uma língua estrangeira.

Em segundo lugar, um trabalho significativo é aquele que, em alguma extensão, ajuda os outros, que conserte problemas que as pessoas tenham, um trabalho que, de maneira grande ou pequena, sirva à humanidade. É o legado que você deixará pra sociedade em si.

E em terceiro lugar, mas não menos importante: um trabalho tem significado quando a pessoa que está trabalhando possa sentir no seu íntimo a mais completa satisfação em fazê-lo. Algo que ela possa trabalhar todos os dias e continuar a amar. É algo que te dê uma motivação profunda no que está fazendo, mesmo com todas as dificuldades que possam aparecer. É isso que te dará a motivação necessária para sair do sofá e ir atrás da ação.

Mas por que então é tão difícil encontrar um trabalho significativo? Por que corremos sempre o risco de ter um trabalho que dê dinheiro, mas que não preenche nosso lado significativo? Três grandes razões se destacam:

Primeiramente, porque é extremamente difícil para nós encontrarmos nossos interesses reais no pouco tempo que temos antes que seja imperativo pagar nossas contas. Nossos interesses não se manifestam espontaneamente. É necessário analisarmos pacientemente nós mesmos e tentar uma gama de opções para sentir se alguma realmente combina conosco. Mas, infelizmente, escolas e universidades, e até a sociedade como um todo, não dão muita ênfase nessa fase da educação: em ajudar as pessoas a entender suas autênticas vocações de trabalho, e dão muito mais ênfase em preparar os alunos para estarem prontos para qualquer trabalho do que para um trabalho que seria mais adequado para cada um de nós. O que é uma pena não só para o indivíduo, mas para a economia como um todo, porque as pessoas sempre trabalharão mais, melhor e serão mais produtivas quando o lado pessoal estiver também engajado.

Em segundo lugar, muitos trabalhos são relativamente insignificantes porque é bem possível, na economia atual, gerar lucro através da venda de coisas que não são de fato úteis para ninguém. A maioria de nós tem uma base fraca para perceber o que realmente traz satisfação no longo prazo; e assim damos espaço para empreendedores construírem grandes e rentáveis negócios vendendo coisas das quais ninguém particularmente se orgulha no final de um dia comum. Essas empresas e seus empregados sabem que, no fundo, não estão ajudando ninguém a ter uma vida melhor. Mas o emprego paga bem, e é por isso que eles continuam fazendo, mas, infelizmente, são trabalhos com pouquíssimo significado.

Em terceiro lugar, o trabalho pode ter um significado real e genuinamente ajudar aos outros, mas pode não parecer assim no dia a dia, porque muitas organizações são tão grandes, mas tão grandes, e com processos tão lentos e espalhados por tantos continentes que o propósito no dia de trabalho de todos se perde no meio de tantas reuniões, memorandos e teleconferências.

Imagine que você trabalha numa empresa de 20 mil funcionários, trabalhando em mais de 15 países diferentes, num produto que irá ajudar a humanidade somente em 2025. Se você estiver nessa empresa, trabalhando numa terça-feira qualquer, parece fácil perder o fio da meada sobre qual seria o real propósito disso tudo. Não é à toa que pessoas que trabalham em grandes corporações fantasiem com frequência em largar tudo para trabalhar em algo que eles sintam ter um resultado final mais tangível, como, por exemplo, tocar uma pequena pousada, ou em abrir um restaurante.

Mas aí, como a sociedade pode fazer para que mais e mais pessoas possam ter um trabalho significativo?

Primeiro: preste muito mais atenção em ajudar as pessoas a encontrarem sua vocação, sua vocação mais real e autêntica, através da psicoterapia de carreira, através de estágios prolongados, e mudanças de currículo nas escolas e universidades para permitir que os estudantes analisem suas identidades e aptidões numa idade muito mais precoce.

Segundo, quanto mais nós, clientes, apoiarmos negócios engajados num trabalho significativo, mais trabalhos significativos existirão. Os consumidores são a base do sistema capitalista e têm um poder enorme sobre o tipo de vida que podemos ter como produtores. Quando aumentamos a qualidade de nossa demanda, aumentamos também o número de empregos que existem e que respondam às necessidades mais profundas do ser humano.

Terceiro, em organizações que realizam trabalhos significativos, mas que tenham uma escala muito grande em períodos longos demais para que se sinta a sua importância no dia a dia, precisamos nos tornar melhores em contar histórias sobre as coisas que acontecem na organização. Precisamos dar ao trabalho um pouco da sensação de intimidade, como numa espécie de pequena “pousada”, mesmo sendo uma multinacional gigante.

E resumindo tudo que falamos aqui, para encontrarmos um trabalho realmente significativo, deveríamos buscar a união desses 4 fatores: “Fazer aquilo que você pode ser pago para fazer”, “Fazer aquilo que você é bom em fazer”, “Fazer aquilo que o mundo precisa” e finalizando, “Fazer aquilo que você ama”… Agora que você sabe sobre tudo isso, fica a pergunta: O que te faz acordar todas as manhãs?

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCbG7_Agdb99rhG9-rhY8iTg

Filipe Alves
Autor

Formado em Ciências da Computação pela UFG e especializado em desenvolvimento web. Foco com atenção nos detalhes na resolução de problemas e obtenção de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *