Algumas questões abordadas no canal de João Francisco

26 out
2017

Abordo aqui algumas questões abordadas pelo João Francisco em seu canal no Youtube.

Vídeo: Você é lembrado por uma Única Coisa | Vídeo 1 de 2

Ao mencionar o livro ‘One Thing’ (A Única Coisa – em português), João cita três fatores a serem considerados por alguém que almeje sucesso profissional e pessoal em sua vida.

  1. Foco: Faça a ti mesmo a pergunta: “Qual a única coisa que eu posso fazer que alinhe minhas prioridades na direção do meu objetivo?”. Ao se indagar é interessante comparar essa questão com o exemplo do dominó mencionado por ele, onde uma simples peça é capaz de derrubar outra bem maior no final, seguindo o efeito e consequência em que uma peça é capaz de derrubar outra 50% maior que si mesma. A resposta será a principal ação inicial que tem maior impacto sequencial na sua vida na direção correta. A chave do sucesso está em identificar a única coisa e desenvolver o hábito de executá-la.
  2. Hábito: dedicação concentrada e contínua de si mesmo necessária após a determinação de seu objetivo (focado na única coisa).
  3. “Aprenda a dizer não a multi-tarefa e a tudo aquilo que subtraia o seu tempo.” Evite ser mediano. – “As pessoas não escolhem seus futuros. Elas escolhem seus hábitos que determinam seus futuros.”

Vídeo: Você é lembrado por uma Única Coisa | Vídeo 2 de 2

Como encontrar essa única coisa? A seguir os quatro segredos

  1. Príncipio de Pareto (Regra do 80/20): Uma pequena quantidade de causas cria a maioria dos resultados. A maioria do que você quer chega em suas mãos graças à minoria do que você faz (na proporção de  80/20). Usando esse princípio a quantidade de afazeres e prioridades que você possui pode ser reduzida a 20% do total. E o mesmo processo se aplica a esse resultante até chegar à unica coisa em que você deve focar.
  2. Disponha seu tempo em blocos: divida as horas do dia em etapas. 4 horas diárias para a única coisa.
  3. Um profissional de alto impacto requer 10.000 horas de dedicação segundo um estudo de um psicólogo feito no ano 1993. Ou seja, se forem dedicadas 4 horas por dia em 250 dias por ano, em 10 anos o profissional atinge sua excelência.
  4. Reserve também um tempo para sua vida pessoal. Tenha uma vida balanceada. Negocie o tempo respeitando a sua dedicação com outros lados da sua vida espiritual, pessoal e social. Tenha um jogo de cintura.

Filipe Alves
Autor

Formado em Ciências da Computação pela UFG e especializado em desenvolvimento web. Foco com atenção nos detalhes na resolução de problemas e obtenção de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *